Satélite brasileiro chega ao Japão para lançamento

O satélite de pequeno porte Serpens, desenvolvido por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com alunos de outras instituições de nível superior nacionais e internacionais, já está em Tsukuba, no Japão.

A previsão é que ele seja integrado ao veículo lançador japonês, que, hoje, o levará até Estação Espacial Internacional (ISS) de onde será colocado em órbita em outubro.

O projeto busca coletar, armazenar e retransmitir dados ambientais, através de bandas de frequência de rádio. Em órbita ele pode captar qualquer tipo de informação, porém, neste início, enviará dados relacionados às condições do clima perto das universidades que integram o consórcio acadêmico. Da Terra, os envolvido no projeto poderão fazer o download desses dados.

Aluno do sétimo semestre de Engenharia Aeroespacial da UnB, Igor Kinoshita foi um dos responsáveis por levar o nanossatélite Serpens até Tsukuba

“A experiência de construção do Serpens foi única, pois tivemos a oportunidade de ter contato com diversos profissionais da área de sistemas espaciais, o que possibilitou a absorção de um conhecimento de extrema complexidade e que o Brasil carece”, avalia ele, completando: “Há também o crescimento pessoal, de trabalho em equipe, já que, para tirar do papel um sistema tão complexo quanto um satélite, todos devem desempenhar sua atividade de forma eficaz”.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password