Santo André aproveita o feriadão e divulga a cultura japonesa no ‘Tabanata Matsuri’

Bambus já estão prontos para receber os pedidos (Foto: Divulgação)

As pessoas que preferiram não enfrentar as longas filas nas estradas e fi-caram na capital para aproveitar o feriado prolongado; ou que fugiram da chuva durante o evento realizado no bairro da Liberdade, no último final de semana, podem aproveitar para ir ao Grande ABC e conhecer um pouco da cultura japonesa.

Acontece neste fim de semana a 11ª edição do festival “Tanabata Matsuri”, na Vila Assunção, em Santo André. Organizada na cidade por cerca de 100 voluntários da Sociedade Cultural do ABC Bunka Kyokai, o evento, também conhecido como Festival das Estrelas, cultiva a lenda da princesa Orihime e seu amado pastor Kengyu, que, ao se descuidaram das obrigações e tarefas do dia a dia, foram obrigados a seguir a determinação de que só podiam se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês.

Assim, na data,  os visitantes fazem pedidos e desejos em pedaços de papel coloridos, denominados tanzaku, que são preenchidos e pendurados em ramos de bambu decorados, chamados sasadake. Como em todos os Tanabatas, a cor de papel tem um significado: verde/esperança, rosa/paixão, azul/saúde, vermelho/amor, branco/paz e amarelo/dinheiro.

Ao São Paulo Shimbun, Kazumistsu Morikawa, organizador do evento, revela que o feriado não deve afastar o público, tanto que a expectativa é ainda maior do que a edição passada. “Em 2014, tivemos 15 mil pessoas e acreditamos que, desta vez, vamos superar essa marca, já que o evento vem crescendo ano após ano. Quanto ao feriado, não vemos problema, tanto que já fixamos o evento e  sempre acontece no  segundo domingo de julho, ou seja, junto às celebrações do dia 9 de julho. Esperamos mais uma vez que o público do ABC e também da capital prestigiem a festa”, convida.

Na ocasião, além de fazer os pedidos, as pessoas poderão curtir uma série de apresentações, todas gratuitas, que pretendem demonstrar a riqueza dos elementos da cultura nipônica. Para atender a grande procura, foram instalados dois palcos, um na sede da entidade e outro na rua, que é enfeitada com os tradicionais papéis coloridos suspensos.

Dentro da programação há exposições de ikebana e bonsais, além de demonstrações da cerimônia do chá. “Numa sala, tipicamente decorada, mulheres vestidas de kimono prepararão chá verde aos visitantes, num ritual de 20 minutos feito com didática sobre a importância de cada elemento usado na cerimônia, que tem influência do taoísmo e zen budismo”, diz o organizador.

Os dias contam, ainda, com Bon Odori, karaokê com cantores mirins (Ayumi Onoda e Gustavo Onoda) e adultos (Paulo Takayma e Ricardo Nakase), além de apresentações da dança dos dragões, de shamisen e de práticas marciais como o tai chi chuan, judô e aikidô. Os organizadores também prepararam oficinas, entre elas, de origami e mangá. A abertura oficial, com a presença de autoridades e lideranças da comunidade nipo-brasileira do ABC, será realizada no domingo, às 12 horas.

“Um dos nossos diferencias é não focar tanto nas atividades de palco. Nossa ideia é englobar toda a cultura com bazaristas, workshops e oficinas, inclusive da cerimônia do chá, que muitos estão deixando de lado. Não visamos em nada o lucro. Temos o intuito único e exclusivo de divulgar a cultura japonesa”, revela Morikawa, confirmando que grande parte das pessoas que costumam visitar a festa basicamente estão atrás da culinária japonesa, por isso, a festa conta com um grande número de opções de pratos típicos, entre os quais, sushi, temaki, yakissoba e doces.

A festa do “Tanabata Matsuri” acontece hoje, das 10 às 20 horas, e no domingo, das 10 às 18 horas, na sede da Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokay, localizada na rua Santo André, altura do número 661. Mais informações podem ser obtidas pelo tel: (11) 4436-7685. A entrada é gratuita.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password