Santa Catarina e Japão mapeiam áreas de risco

Com a ajuda do Japão, o estado de Santa Catarina será o primeiro do Brasil a mapear nos 295 municípios todas as áreas de risco geológico e hidrológico com foco no planejamento urbano, prevenção e proteção à população.

O convênio de R$ 20,7 milhões foi assinado pelo governador Raimundo Colombo, pelo secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e pelo diretor de Geologia e Recursos Mine-rais do Ministério de Minas e Energia, José Andriotti.

Também foi firmado um protocolo de intenções com as Universidades do Estado de Santa Catarina, Regional de Blumenau e com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais para a criação e a implementação da Escola Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os documentos assinados fazem parte do Projeto Gides (Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais), desenvolvido entre os governos brasileiro e japonês para minimizar os riscos de desastres naturais.

“São avanços importantes. Os pontos críticos mapeados e identificados vão trazer grandes benefícios na proteção. A parceria que temos com o governo japonês, no acompanhamento de tudo que vem sendo feito, tem nos ajudado muito. E a criação das escolas com a formação de um grupo permanente de técnicos em Defesa Civil com muita informação, instrução e qualificação é essencial”, disse o governador.

O governo federal disponibilizou R$ 16 milhões ao projeto e o restante vem da Defesa Civil local.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password