RJ passa a integrar área de vacina da febre amarela

Quem pensa em viajar nas férias de julho para o Rio de Janeiro precisa to-mar a vacina contra a febre amarela.
O Rio passa a ser o 20º estado brasileiro a exigir a vacinação. A inclusão deu-se para evitar uma epidemia da doença no Brasil, especialmente, em estados litorâneos que não estavam entre os que recebiam cobertura.

Até agora, 4,2 milhões de pessoas foram vacinadas no Rio de Janeiro, um dos destinos procurados por viajantes em férias. A meta é imunizar no Estado, até o fim do ano, 12 milhões de pessoas.

22 casos de febre ama-rela foram registrados em humanos no Rio, até o dia 19 de junho. Desses casos, oito evoluíram para morte e nove seguem em investigação. O Ministério da Saúde recomenda a imunização para pessoas na faixa etá-ria de seis meses a 59 anos de idade, que nunca tenham tomado alguma dose da vacina. Além do Rio de Janeiro, a vacinação de rotina da febre amarela acontece nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada 10 dias antes da viagem à área restrita. Ao contrário de anos atrás, agora basta uma dose para a imunização.

No início da semana, além do anúncio da vacina contra a febre amarela, o Ministério da Saúde anunciou mais de R$ 120 milhões por ano para ampliar o atendimento na a-tenção básica para a população do Rio de Janeiro. O montante permitirá a implantação de mais 600 equipes de atenção básica e 3,6 mil agentes.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password