Rio Grande do Sul e Shiga reafirmam irmandade e planejam festa de 40 anos

O vice-governador conversa com Yasushi Bamba (Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini)

O Rio Grande do Sul e a província japonesa de Shiga reafirmaram o acordo de amizade entre as partes. Na última quarta-feira, representantes da província nipônica, co-irmã do estado gaúcho, estiveram no Palácio Piratini, onde foram recebidos pelo vice-governador José Paulo Cairoli, já que, segundo a assessoria de imprensa estadual, o governador José Ivo Sartori (PMDB) teve um compromisso em Brasília.
A comitiva foi composta pelo diretor do Escritório de Relações Internacionais de Shiga, Yasushi Bamba, e pelo vice-diretor adjunto do Escritório de Relações Internacionais Teruyuki Ueyama, ambos integrantes da Secretaria de Comércio, Indústria, Turismo e Trabalho do Japão. Eles foram acompanhados pelo cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, que assumiu o posto em maio deste ano.
Na ocasião, os japoneses reafirmaram o desejo de aumentar o intercâmbio com o Rio Grande do Sul. Atualmente, muitas das ações comuns ocorrem na área cultural, interação entre jovens, treinamento policial e também na área de tecnologia. O grupo também manifestou a intenção de iniciar a organizar dos preparativos para a comemoração dos 40 anos do Tratado de Fraternidade entre a Província de Shiga e o Estado, que ocorre em 2020.
Os integrantes da comitiva japonesa destacaram ainda a importância da amizade.
O vice-governador José Paulo Cairoli, por sua vez, afirmou que o Estado tem o máximo interesse em aproximar cada vez mais o Rio Grande do Sul de Shiga, aém dos países asiáticos em geral, “para promover parcerias e investimentos em todas as áreas”.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password