Registro realiza tradicional ‘Tooro Nagashi’ para lembrar os antepassados

Barquinhos iluminam o rio Ribeira de Iguape

As águas do Rio Ribeira de Iguape, na cidade de Registro, serão cobertas amanhã, feriado de Finados, por cerca de 1.800 barquinhos coloridos e iluminados por velas, durante o “Tooro Nagashi”, tradicional homenagem aos antepassados.

O evento, que chega a 62ª edição, começa hoje, às 9 horas, no Cemitério da Saudade, onde acontece uma cerimônia inter-religiosa no Monumento das Almas. O culto conta com a participação de adeptos de várias religiões como Ni-chirenshu, Templo Budista Nishi Honganji de Registro, Igreja Católica, Seicho-no-iê, Igreja Episcopal, Igreja Messiânica, Omotoyo e Sokagakki.
Mais tarde, por volta das 18h30, terá início uma série de apresentações artísticas ligadas à cultura japonesa, que se darão na rua Miguel Aby-Azar, região central da cidade. Entre as atrações estão : danças de Minyo Yamato-Kai, wadaiko, Bon Odori e Matsuri Dance.

O evento também conta, hoje e amanhã, com uma área de alimentação com pratos típicos, todos preparados pelo Fujinbu do Bunkyo, Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira e Associação Cultural e Esportiva de Registro.

De acordo com o presidente do Bunkyo de Registro, Toshiaki Yamamura, o primeiro dia serve para “esquentar” o principal evento, que se dá a partir da manhã seguinte.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password