Registro quer contar a história da imigração japonesa através da ‘Rota do Chá’

Visitantes em uma das paradas da rota (Foto: Divulgação)

A história do Vale do Ribeira, mais precisamente a da cidade de Registro, tem uma ligação histórica com a imigração japonesa. Foi lá, na segunda década do século 20, que se iniciou a colonização nipônica em terras brasileiras. Vestígios importantes dessa história ainda estão presentes na cidade e podem, a partir dos próximos meses, ficarem conhecidos pelo grande público.

Isso porque, está em planejamento a implementação do Roteiro Turístico “Rota do Chá”, que pretende percorrer os patrimônios da imigração japonesa presentes na cidade, gerando emprego e renda de forma sustentável. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, neste mês, foi realizado o 1º Roteiro Experimental do Conselho Municipal de Turismo, no qual, mais de 30 pessoas participaram de uma visita técnica aos patrimônios da imigração. O propósito foi que o grupo, composto por empresários de diversos segmentos, moradores e envolvidos com a área de Turismo, conhecessem, analisassem e opinassem a respeito das necessidades e potencialidades para a futura implementação do projeto.

“Tivemos uma resposta muito acima do que esperávamos, os participantes gostaram bastante do roteiro e viram o grande potencial turístico que ele tem. Essa rota tem tudo para definitivamente mudar o turismo de Registro de patamar”, afirma o secretá-rio da pasta, Carlos Alberto Júnior, em entrevista ao São Paulo Shimbun.

Entre os presentes no passeio estavam o representante do Instituto Federal de São Paulo, Akemi Hijioka, que também faz parte do Comitê Técnico de Projetos do Bunkyo de Registro, além do Presidente da Associação de Confraternização das Cidades Irmãs Registro/Nakatsugawa, Kunihiko Takahashi

Continua… (impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password