Professores são escolhidos e vão ao Japão

Dois professores da rede estadual paulista vão viajar para o Japão, de outubro a abril do ano que vem.

Júlio Alberto Leite Quiezi e Otávio de Oliveira Silva, ambos professores de Língua Japonesa no CEL (Centro de Estudos de Línguas), passarão por um curso de Linguística Japonesa em duas universidades daquele país. As bolsas foram possíveis por meio de concurso oferecido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.

Os aprovados receberão bolsa de 143 mil ienes mensais (sujeitos a pequena variação), passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares. Em contrapartida, para continuarem recebendo os benefícios, eles terão que manter boas no-tas e frequência no curso. Caso não embarquem na data estabelecida, os cus-tos de deslocamento serão integralmente de esposabilidade deles. Em caso de abandono do curso, o candidato também irá arcar com os custos da passagem de volta.

O edital prevê seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas. No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT vem sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios Consulares), desde 1956. Essa é também uma grande oportunidade que os dois professores terão de realizar pesquisa acadêmica em universidades japonesas, sendo possível também prorrogar a bolsa para um mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação em exame de ingresso na universidade japonesa.

A edição MEXT 2018 já está em andamento.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password