Príncipe Akishino e princesa Kiko são saudados com ‘aloha’ em encontro no Havaí

Akishino discursa para cerca de 300 pessoas (Foto: São Paulo Shimbun)

A 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior, realizada na quarta-feira, no Havaí, contou com as ilustres presenças dos príncipes Akishino e Kiko.

Com o típico colar havaiano, feito de flores na-turais, o casal imperial foi saudado por descendentes de japoneses de 17 países, com um total de 298 pessoas. Depois do Havaí (123 participantes) e Japão (74), o Brasil foi o 3º pais com maior numero de pessoas.

Sempre sorridentes, o príncipe Akishino entrou primeiro no salão, seguido da princesa Kiko, que vestia kimono e com cabelos soltos. No palco, ouviram atentamente os discursos proferidos pelo presidente da Associação dos Nikkeis e Japoneses no Exterior, Katsuyuki Tanaka; do ministro das Relações Exteriores do Japão, Masahisa Sato; do governador do Havaí, David Ige; e do presidente da United Japanese Society ou Havaí, Sheree Tamura.

Em pronunciamento, príncipe Akishino ressaltou a importância da história da imigração japonesa no mundo e o compartilha-mento do legado nikkei de forma global. “Essa Convenção ajuda a fortalecer a comunicação do Japão, nikkeis e do mundo inteiro”, afirmou ele, completando: “graças aos esforços constantes e acumulados os imigrantes conseguiram construir a fundação da sociedade nikkei e, com atividades em várias áreas, ganharam a confiança das sociedades locais”.

A viagem à ilha é a primeira do casal e envolveu ainda a passagem por mu-seus, jardins botânicos, construções antigas e um cemitério onde estão enterrados soldados americanos que combateram o Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Por lá, Akishino colocou uma coroa branca com lírios da paz, assim como fez no Memorial Ehime Maru. O retorno do casal à Tóquio está previsto para hoje.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password