Presença da Esquadra em Santos tem visita e limpeza

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, recebe a partir de hoje a frota de treinamento para formação de oficiais da Força de Defesa do Japão. Os navios atracarão às 9 horas e ficarão até sábado no Cais da Marinha.
A frota, formada pelos navios Kashima, Shimayuki e Yamagiri, saiu de Tóquio em 21 de maio para percorrer 12 países. No Brasil, a Esquadra de treinamento já passou pelo porto de Recife e se dividiu para visitar o Rio de Janeiro e Santos.

Assim que chegarem em solo santista, os militares japoneses serão recebidos com uma cerimônia de boas-vindas preparada pela Associação Japonesa de Santos. Às 10 horas, será feito o depósito de flores no monumento de Joaquim Marques Lisboa  pelo comandante da Esquadra.

O alto comando também fará uma visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no Bunkyo, em São Paulo, onde também será realizado um almoço. Logo depois, o grupo irá ao Parque do Ibirapuera para uma cerimônia no Mausoléu dos Pioneiros.

No dia seguinte, em Santos, as embarcações serão abertas para visitação pública, das 9 às 11h30. Um dos destaques da programação, porém, é o mutirão de limpeza na praia, que envolve cerca de 100 marinheiros japoneses, além de 20 marinheiros brasileiros. A operação acontece na sexta-feira, das 9 às 10 horas, e percorrerá o trecho entre a Praça das Bandeiras e a escultura da artista plástica Tomie Ohtake.

Situação semelhante foi feita em Recife, primeira cidade brasileira visitada, porém, um dia depois o local já se encontrava cheio de lixo. Por fim, 100 militares também visitam a Associação Japonesa de Santos e participam de uma cerimônia no local.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password