Pasta do Trabalho tem nova ministra

O Ministério do Trabalho brasileiro tem nova dirigente. A deputada Cristiane Brasil, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, foi nomeada pelo presidente Michel Temer. A pasta, até então, vinha sendo ocupada pelo secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Helton Yomura.

Ontem aliás, antes da divulgação do nome da nova ministra, o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Ronal-do Fleury, concedeu prazo de três dias para que o interino exonere o nome de uma assessora de um dos cargos em comissão da Secretaria de Inspeção do Trabalho, para o qual foi nomeada em portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de janeiro de 2018.

Em notificação recomendatória enviada ao ministro, Fleury alerta que os cargos de assessores na SIT são de “natureza eminentemente técnica” e, de acordo com a convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil, e o regimento interno do próprio Ministério do Trabalho, só podem ser preenchidos por auditores fiscais de carreira – o que não é o caso da nomeação em questão.

O caso agora passa para a nova ministra, o segundo nome apresentado a Temer. O primeiro foi o do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), rejeitado pelo presidente. Ao saber da nomeação da filha, Roberto Jefferson chegou a chorar.

Já o nikkei Helton Yomura retorna ao cargo de secretário. Ele está na função desde outubro, quando respondia como superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro. Yomura é formado em Direito, com pós-graduação em Direito da Administração Pública.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password