Parque é reinaugurado após seis anos

O Parque da Imigração Japonesa, projetado em 2008 para homenagear o centenário da chegada dos primeiros japoneses ao Brasil e inaugurado ainda inacabado em 2012 pelo ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci, foi finalmente reaberto ao público, no final da última semana, como parte das comemorações pelos 110 anos da imigração.

Localizado às margens do Rio Iguaçu, no bairro Uberaba, no limite entre Curitiba e São José dos Pinhais, o prédio agora a-briga o Memorial do Rio Iguaçu. Implantado pela Prefeitura, o parque foi cedido à Sanepar, que instalou no local um centro de educação ambiental para a sustentabilidade, com ações dirigidas a estudantes e à comunidade em geral. No ano passado, a empresa já havia assumido os custos da manutenção orçados em cerca de R$ 30 mil por mês e a gestão completa da área.

Com uma área de 301,4 mil metros quadrados, o parque que conta com um edifício central projetado pelo arquiteto Luiz Hayakawa, três quilômetros da ciclovia e um campo de futebol oficial. O memorial ainda tem sala multimídia e um auditório para 120 pessoas, onde serão promovidos cursos de capacitação para a comunidade, além de palestras e eventos voltados à temática ambiental.

Participaram do evento de inauguração, o prefeito local, Rafael Greca, o governador Beto Richa, e o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura. “Essa obra é muito significativa para a comunidade japonesa, é também um presente para Curitiba e para o Japão”, ressaltou Kimura.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password