Parque do Japão’ reabre após reestruturação e terá conselho consultivo com nikkeis

Parque do Japão deve reabrir amanhã (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Maringá, no Paraná, que retomou oficialmente o comando do “Parque do Japão” no dia 6 de novembro, se prepara para reabrir as portas, que haviam sido fechadas para a “transição e reorganização administrativa”. A previsão oficial é que o local seja aberto para a visitação do público amanhã, no feriado da Proclamação da República.

De acordo com a Prefeitura, durante o fechamento, o Parque contou com limpeza e outras intervenções, como ajustes na iluminação e reinstalação da rede telefônica. Também passou a contar com a segurança da Guarda Municipal e não mais de uma empresa terceirizada, como ocorria anteriormente, ainda sob o comando da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Mesmo com a reabertura confirmada, a Prefeitura ainda corre para definir quem serão os responsáveis pelo Parque.
Em um primeiro momento, a diretora executiva da Secretaria de Serviços Públicos, Maria Lígia Guedes, foi designada pela Prefeitura. Porém, já ficou definido que será criado um cargo comissionado para a função, que ainda depende da anuência da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Mário Hossokawa. Alguns nomes para assumir o posto já começam a circular na comunidade nipo-brasileira.

Segundo informações obtidas pelo São Paulo Shimbun, Luiz Cláudio Yoshiaki Uema, então assistente de gerência do Parque, deve ser o escolhido. Mas mesmo apontado como favorito e devendo ser confirmado em breve, Uema negou à reportagem que tenha sido procurado. “Não estou sabendo nada sobre isso”, disse.

É certo, por outro lado, que será criado um Conselho Consultivo, formado por membros da comunidade japonesa local, com o intuito principal de garantir a preservação das características arquitetônicas e paisagísticas do local. Ao
todo, esse grupo terá 20 nomes, entre eles, os ex-presidentes do Parque, Eduardo Temiziro Suzuki e João Noma. A ex-gerente da Oscip Meire Cristina Yoshii Fugou também deve fazer parte do Conselho, assim como o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, Afonso Shiozaki.

Outra definição pendente diz respeito à concessão do restaurante, salão de eventos e demais espaços que estão espalhados pelo Parque. Porém, essas são questões que ainda serão analisadas pela administração, junto ao novo Conselho.

Comtinua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password