Parque do Centenário é entregue à companhia

A prefeitura de Curitiba cedeu à Companhia de Saneamento do Paraná (Sane-par) o uso do Parque da Imigração Japonesa, que fica na avenida Comendador Franco, na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. No local, a em-presa vai implantar um centro de educação socioambiental e um museu sobre o Rio Iguaçu.

Inaugurado em 2012, o parque custou cerca de R$ 4,5 milhões entre construção e reformas, mas nunca foi aberto à população. Com o abandono, o prédio do Memorial da Imigração Japonesa virou alvo de vandalismo. Mensalmente, a manutenção do parque custa cerca de R$ 30 mil. Com a cessão, os gastos serão de responsabilidade da Sanepar.

A ideia é que o local se transforme em um polo irradiador de conhecimento e educação para a sustentabilidade. As obras estão em andamento e a previsão é que o governo e a pre-feitura entreguem o local à população no fim deste mês, dentro das comemo-rações pelos 324 anos de Curitiba e dos 110 anos da chegada dos imigrantes japoneses ao Paraná.

Para promover a ocupação cidadã do espaço, a Sanepar terá apoio e parceria da Prefeitura de Curitiba e também da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba. O presidente da entidade, Rui Hara, comemora o fato de a entrega da reformulação do parque ocorrer no ano da celebração dos 110 anos da imigração. Segundo ele, a Associação “apoiará as atividades socioambientais e também será a responsável por promover e disseminar a cultura japonesa, por meio de oficinas, cursos e outras atividades”.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password