Paraná cria a comissão estadual dos 110 anos da imigração e lança selo alusivo à data

Richa e Nishimori mostram o selo comemorativo (Foto: Jaelson Lucas / ANPr)

Mais organizado e com a programação bem mais adiantada que a cidade de São Paulo, o Paraná deu ontem mais um passo para o sucesso nas celebrações pelos 110 anos da imigração japonesa.

Pela manhã, o governa-dor Beto Richa e o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, abriram oficialmente, no Palácio Iguaçu, as comemorações. Na ocasião, também foi criada a comissão estadual dos 110 anos de imigração, que ficará responsável por organizar todas as festividades no estado.

Em parceria com os Correios, que estão em greve desde ontem, um selo comemorativo à data foi feito e lançado. São Paulo também tem um projeto similar, mas nada pronto até agora. Em dezembro passado, o prefeito João Dória afirmou que o pedido por um selo comemorativo foi feito aos Correios e que a demanda “seria atendida”, defendendo que o “selo é sempre um fator histórico e também os japoneses gostam muito”.

O selo paranaense, apresentado ontem, tem duas ilustrações. De um lado, consta a bandeira e um mapa do Brasil coberto de flor ipê. Do outro, a logomarca oficial dos 110 anos no Paraná, também uma flor que representa o Brasil e o Japão.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou que os eventos são uma forma de reconhecimento à contribuição da comunidade japonesa para a formação cultural e econômica do Paraná. “Nosso Estado deve muito à comunidade japonesa, que com seu trabalho e valores ajuda a construir o Paraná que hoje o Brasil admira. São contribuições notáveis, como na agricultura, que é a base da economia paranaense”, disse.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password