Países assinam acordo por desastres e cidade inicia testes com tecnologia japonesa

Brasileiros e japoneses durante encontro (Foto: Divulgação/MCT)I

Brasil e Japão assinaram, na última semana, no Palácio Itamaraty, em Brasília, o acordo de “Cooperação Técnica Internacional na Área de Prevenção de Desastres Naturais”, com o intuito de melhorar a precisão dos alertas e reduzir o tempo gasto nas respostas.
O diretor-presidente da Serviço Geológico do Brasil, Manoel Barretto, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Stênio Petrovich e o chefe do Departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel, participaram do evento.
Através desse documento, ficam validados condutas e procedimentos definidos por técnicos dos dois países para a instalação de projetos-piloto nas cidades de Blumenau (SC), Nova Friburgo (RJ) e Petrópolis (RJ) – todas sofreram com deslizamentos de terra nos últimos anos. A iniciativa é resultado da parceria, existente de 2013, entre a Agência Brasileira de Cooperação e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
Até agora, essa parceria entre Brasil e Japão foi baseada na troca de experiências entre recursos humanos das duas nações. Há três anos, turmas de brasileiros já receberam ca-pacitação de especialistas japoneses. Além disso, os asiáticos vieram ao País pa-ra o intercâmbio de informações. A parceria com a Jica terá quatro anos de duração e também a produção do “Manual Técnico de Mapeamento de Riscos Geológicos”.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password