Nova Praça Liberdade-Japão é entregue

A nova Praça Liberdade-Japão, denominação que consta do Diário Oficial de hoje, será entregue durante a 21ª edição do “Festival do Japão”, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo.

A reforma custeada pelo empresário Hirofumi Ikesaki, que investiu cerca de R$ 200 mil para marcar os 110 anos da imigração japonesa, contou com a restauração de pisos, calçadas e monumentos. Também foi realizada a limpeza com hidrojateamento dos pavimentos e muretas, que passaram por pintura, lixamento e envernização.

Foram realizados, ainda, intervenções de jardinagem e paisagismo nos canteiros, pintura e manutenção dos postes e a troca das suzuran, as tradicionais luminárias que são característica do bairro. Como se trata de área tombada, a intervenção foi aprovada pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). A reforma consta do programa da Prefeitura “Adote Uma Praça”, que prevê que a iniciativa privada revitalize praças em troca da exploração da publicidade do local com sua marca.

Além de uma praça reformada, a comunidade nipo-brasileira de São Paulo terá outras duas lembranças dos 110 anos. Após o veto do então prefeito João Dória, o sucessor Bruno Covas sancionou ontem o projeto de lei dos vereadores Rodrigo Goulart (PSD), Ota (PSB) e George Hato (MDB), que reivindicaram a mudança do nome da Praça da Liberdade. Além disso, o DPH autorizou a implantação de uma escultura que leva o nome de “Monumento em homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa”, de Re-nato Akihiko Sudo, que deve inaugurá-la em agosto.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password