Nikkeis de Araçatuba organizam novo grupo de escoteiros

Um novo grupo de escoteiros, o primeiro ligado à comunidade nipo-brasileira do interior do Estado de São Paulo, está em formação na cidade de Araçatuba. O Departamento de Ensino da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba pretende criar em breve um grupo de escoteiros para crianças com idades entre 6 anos e meio e 14 anos.
Até o momento, 12 crianças e respectivos pais já mostram interesse, e a intenção é aumentar o número de nikkeis e não nikkeis, associados ou não do Nipo.

Para esclarecer a missão e atividades do escotismo, o coordenador da equipe regional de crescimento e expansão da União dos Escoteiros do Brasil, Jorge Kuma Sototuka, fez uma palestra para diretores do Nipo e pais de crianças da região. “O pessoal mostrou-se muito interessado. Lá tem um grande potencial e o diferencial é que tem uma colônia (sic) japonesa. Há muitas crianças e jovens (em Araçatuba) do Nihon-gakô (escola de japonês), do taikô e de outras atividades; e fora as que não estão ligadas ao gakô”, disse ele, que julga ser “o desconhecimento” o principal motivo da ainda não formação de um grupo de escoteiro.

Para o suporte aos no-vos escoteiros, o Grupo Dom Bosco, que conta com 200 associados, irá ajudar neste início de formação. No primeiro momento, o novo grupo contará apenas com Lobinhos. “Eles estão se compondo e logo aparecerão lideranças”, afirma Sototuka.

A diretoria do Nipo de Araçatuba visa, com os es-coteiros, alcançar a pro-posta educativa aliada à cultura japonesa.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password