Nikkei representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática

No mês que vem, o Brasil sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Matemática. A seleção “canarinho” já está formada e conta com um nikkei: André Yuji Hisatsuga.

Aos 17 anos e veterano em competições de matemática, com várias medalhas no currículo, ele irá dividir a missão olímpica com outros cinco adolescentes: João César Campos Vargas, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, George Lucas Diniz Alencar, Bruno Brasil Meinhart e Davi Cavalcanti Sena. Todos têm entre 16 e 19 anos.

Eles foram escolhidos de um grupo de 30 alunos do ensino médio que vem recebendo treinamento intensivo desde 2016. Todos são medalhistas de competições nacionais e internacionais da disciplina. Desde que iniciou a sua participação na IMO (sigla em inglês de Olimpíada Internacional de Matemática) , em 1979, o Brasil ganhou 122 medalhas e 29 menções-honrosas.

André Yuji Hisatsuga, por exemplo, é medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática, no nível 3 (Ensino Médio), há quatro anos. Em competições internacionais, ele ganhou medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul (2015) e ouro na Olimpíada de Matemática dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (2014). Para ele, “Olimpíadas são ambientes que inspiram o estudante”.

Antes de saber que seria um dos integrantes da seleção brasileira para a Olimpíada deste ano, ele dizia que fazer parte do time do Brasil já seria uma grande realização. Agora, a mira é em uma medalha.

A competição está marcada para ocorrer entre os dias 17 e 23 de julho, no Rio de Janeiro.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password