Nikkei promove discussão sobre roubo de cabos

A Câmara dos Deputados discutiu ontem os pre-juízos causados aos consumidores e aos prestadores de serviços públicos e privados pelo roubo de fios de energia, de telefonia, de TV por assinatura e de outros equipamentos da infraestrutura de comunicações e de energia elétrica. O debate, promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, foi proposto pelo deputado Walter Ihoshi (PSD-SP).

Para o nikkei, esses crimes tornam inoperantes, por períodos consideráveis, os serviços de distribuição de energia elétrica, de telecomunicações e de Internet. Além disso, implicam custos não previstos para reposição de equipamentos e deslocamento de equipes normalmente dedicadas à manutenção básica da rede. “É recorrente o cenário de interrupção do fornecimento do serviço de energia elétrica, de telecomunicações e de Internet banda larga e fixa a comunidades inteiras, devido práticas criminosas. Essas ações, além de ocasionar transtornos aos cidadãos comuns pela falta de energia elétrica ou da impossibilidade de comunicação por voz ou dados, causam prejuízos a órgãos públicos, como hospitais e escolas, pois inviabilizam o uso dos locais e equipamentos para a realização das atividades diárias”, ressaltou Ihoshi, completando: “A discussão visa debater os prejuízos para compor um justo diagnóstico do cenário atual de impunidade”.

Durante o encontro, foram discutidos também as penas aplicáveis tanto para quem furta quanto para quem recebe esses equipamentos roubados.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password