Nikkei é homenageado com a ‘Ordem do Mérito Médico’

O governo brasileiro homenageou 48 pessoas com a medalha da “Ordem do Mérito Médico”. Entre elas, o primeiro da lista é Akira Homma. Ele e os demais participaram da cerimônia solene, anteontem, e receberam o diploma das mãos do presidente Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O título da homenagem é concedido àqueles que durante a carreira destacaram-se por ações notáveis, que contribuíram para o desenvolvimento da saúde em diversos âmbitos beneficiando a população brasileira.

A condecoração foi criada em 1950 e abrange cinco classes. Akira Homma recebeu a Comendador.
Presidente do Conselho Estratégico Bio-Manguinhos/Fiocruz, o nikkei dedicou a vida profissional à ciência e, sobretudo, a descoberta de vacinas.

Com uma carreira premiada, ele já foi homenageado pelo Japão, que outorgou a “Comenda da Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, a 2ª condecoração civil e militar mais importante do país; e reconhecido pela organização internacional Vaccination como uma das 50 pessoas mais influentes na indústria de vacinas no mundo; entre outras premiações.

Residente no Rio de Janeiro, Akira Homma tem 78 anos, é médico veterinário por formação e começou a carreira na saúde como técnico de laboratório, especializando-se em cultura de tecidos. Com o tempo, envolveu-se com o estudo de vírus humano, isolando a poliomielite.

A erradicação da doença no Brasil deu-se por seu intenso trabalho em parceria com o Japão, que firmou um acordo no início dos anos 80 para a transferência de tecnologia para o País.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password