Nikkei confirma que frango e cerveja devem ocupar a mesa dos brasileiros na ceia de Natal

Abras prevê crescimento de 0,4% nas vendas (Foto: Divulgação)

Nada de vinho, bacalhau, peixes e o próprio peru. A mesa dos brasileiros nas festas de fim de ano será dominada por produtos menos usuais nesta época do ano, como cerveja, refrigerante e frango, com exceção para o panetone e frutas secas.

Estas são as apostas dos supermercados, de acordo com a Pesquisa Na-tal 2015 divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que integra todo o setor no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas. Segundo o estudo, itens mais tradicionais não devem atrair os consumidores como em anos anteriores. O motivo para isso fica claro, uma vez que estes itens estão entre os com maior aumento nos últimos 12 meses, principalmente os vinhos importados, que tiveram crescimento no preço de 24,3%.

Mesmo com a grande possibilidade de troca dos alimentos preferidos da ceia, a perspectiva do setor é de vendas estáveis neste final de ano ante 2014, resultado considerado “otimista” pela Abras, que, ontem, divulgou que as vendas reais dos supermercados brasileiros caíram 7,13% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já no acumulado do ano até novembro, as vendas tiveram recuo de 1,61%.

“Levando-se em conta o momento difícil da economia brasileira, esperar um Natal estável (0,4%) é ser otimista e nos deixa satisfeito. Acreditamos que a tradição das festas impulsione o consumo. As encomendas das empresas do setor para a indústria e demais fornecedores continuam, mesmo em volumes menores, e acreditamos no período como forte aliado para equilibrar o resultado de vendas no ano”, destaca o presidente da Abras, Fernando Yamada. No ano passado, as vendas em de-zembro cresceram 2,94% em relação a dezembro de 2013.

O setor espera, ainda, um aumento real de 4,2% das vendas de cerveja e de 3,2% dos refrigerantes. As frutas frescas, que tiveram alta de preços de 13,2% na comparação anual, deve crescer 3,4%. Para os panetones, a alta de preço foi de 9,1%, mesmo assim, a estimativa é de aumento de 6% nas vendas reais. A expectativa, aliás, é que o produto pegue carona na crise e vire lembrança ao substituir presentes mais caros como roupas e eletrodomésticos.

O frango congelado e o pernil aparecem como opção de carne, com projeção de aumento real de 0,3% nas vendas. As vendas de produtos importados, como bacalhau, tem, por outro lado, a tendência de recuo, na esteira da forte desvalorização do real frente ao dólar em 2015. A diminuição das vendas desse peixe deve chegar a 5,1%.

“Como era de se esperar, com o aumento do dólar, os produtos importados ficaram mais caros, e isso fará o consumidor deixar de comprar”, diz Yamada, completando: “O casamento perfeito neste Natal é o do frango com a cerveja, principalmente a premium, em franca expansão”.

Continua…(impresso)

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