Naruhito defende ‘união’ para o problema da água e vê de perto protesto contra Temer

Naruhito e Temer durante encontro no Palácio (Marcos Corrêa/PR)

O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, embarcou de volta ao Japão na noite de ontem, após participar do “8º Fórum Mundial da Água”, em Brasília.

Antes de deixar o País, a autoridade japonesa se encontrou com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde está sendo realizada a Expo Fórum. Por lá, conheceu o Espaço Japão. À tarde, participou como ouvinte dos painéis sobre “Crises hídricas no Brasil” e “Parcerias Inclusivas, multiinstitucionais e governança participativa”, do Fórum.

No dia anterior, Naruhito teve um dia cheio e defendeu, durante sua participação efetiva no Fórum, a união de vários setores para a resolução de problemas relacionados à água. “Chamo as pessoas do setor da água a se aproximarem de forma proativa e conduzirem diálogos com as partes interessadas de desafios maiores como gênero, educação, refugiados e migração e pobreza”, disse o príncipe, lembrando das experiências de comunidades antigas de seu país na divisão e solução de conflitos da água.

Sua Alteza ainda defendeu que a água é o fundamento da prosperidade nacional e regional. “A água é um pré-requisito para que as comunidades de pessoas vivam pacificamente. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas socialmente vulneráveis sofrem mais por desastres relacionados à água, às secas, bem como instabilidade regional. A comunidade internacional precisa dar prioridade à provisão sustentável de água e saneamento, mesmo em situações de emergência”, defendeu ele, que assumirá como imperador em abril de 2019, quando o pai, o imperador Akihito, abdicará do trono

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password