Mutirão faz diagnóstico de Alzheimer em idosos na cidade de São Paulo

Hoje é o “Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer” e, para marcar a data, a cidade de São Paulo terá um mutirão de diagnóstico.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do Idoso Sudeste e Oeste, o Centro de Referência do Idoso Norte e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia farão atividades e avaliações da doença.

Idosos com agendamento prévio realizado nas Unidades Básicas de Saúde irão passar por um rastreio cognitivo da doença, com miniexame de estado mental, avaliações funcionais e consultas médicas com orientações. Mas para os idosos em geral, os três locais terão atividades gratuitas como caminhada, oficina sobre prevenção de quedas e jogo interativo sobre mitos e verdades sobre demências.

“Com as ações, esperamos ampliar o atendimento dos AMEs para idosos que ainda não frequentam os serviços, aumentando a detecção desta doença, além de conscientizar e educar os pacientes, seus cuidadores e familiares sobre a doença de Alzheimer”, explica Márcia Maiumi Fukujima, diretora do AME Idoso Sudeste. “Apoio, compreensão, paciência e orientação do cuidador e da família do paciente são fundamentais durante o tratamento”, completa.

O primeiro sintoma do Alzheimer é a perda de memória, após os 60 anos de idade. Doença neuro-degenerativa, progressiva e sem cura, diagnosticada em 1906 pelo psiquiatra Alois Alzheimer, apresenta o declínio das funções cognitivas também como a linguagem e a percepção, in-capacitando o paciente de realizar tarefas cotidianas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password