Museu lembra centenário de Tomoo Handa e prepara mostra para os 110 anos da imigração

Obras retratam a vida dos primeiros imigrantes (Foto: São Paulo Shimbun)

O centenário da chegada ao Brasil de um dos artistas japoneses mais influentes será lembrado pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que inaugura no próximo dia 10 (para convidados), às 19 horas, a exposição “Tomoo Handa – 100 anos de Brasil”.

A mostra conta com 27 obras, sendo 26 delas doadas pelo próprio artista ao Museu, na década de 70. O material traz um verdadeiro registro do viver dos imigrantes japoneses na zona rural, demonstrando a busca pela adaptação e o progresso dos pioneiros. A ex-posição conta ainda com quadros que reproduzem cenas que o artista captou durante suas andanças pelo País, como a viagem ao Amazonas.

“Handa foi um dos fundadores do Museu da Imigração e ajudou muito com a captação de recursos e peças. Na época da inauguração, ele doou cerca de 50 quadros de sua autoria e escolhemos alguns para essa exposição especial. Os quadros trazem cenas do cotidiano do campo, de festas populares, como a Festa Junina, além de algumas obras que retratam a vida das mulheres dos imigrantes. Chama a atenção que através das pinturas do artista é possível conhecer verdadeiramente como era a vida dos imigrantes, o que, inclusive, era uma das missões dele, contar através da pintura a imigração japonesa”, revela Lídia Reiko Yamashita, vice-presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Além dos quadros que pertencem ao Museu, a mostra traz duas obras do artista doadas recentemente, sendo a última delas da coleção do professor e pesquisador Sussumu Miyao, que morreu em outubro do ano passado e foi um dos fundadores do Jinmonken (Centro de Estudos Nipo-brasileiros). Algumas obras que estavam na casa dele comporão uma das próximas exposições do Museu.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password