Ministros reforçam relação Brasil e Japão em ano emblemático da imigração

Os ministros Aloysio Nunes e Taro Kono (Foto: Divulgação/MRE)

O ministro das Relações Exteriores do Brasil , Aloysio Nunes Ferreira, encontrou-se ontem com o chanceler japonês Taro Kono, em visita oficial que faz à Ásia. Ambos reforçaram a importância da relação de Brasil e Japão, especial-mente no ano em que se comemora o 110º anivesário da imigração japonesa no Brasil.

Confirmaram também a expectativa em torno das visitas da princesa Mako e do vice-ministro Taro Aso ao Brasil, no mês de julho. Enquanto a neta do imperador deve ficar duas semanas no País, Aso é esperado no Paraná, uma passagem rápida antes de embarcar para a Argentina, onde será realizada a reunião do G20. Na prática, os ministros Nunes e Kono conversaram sobre os acordos vigentes e futuros, como na área de infraestrutura e econômica.

O ministro brasileiro falou sobre o acesso de produtos made in Brazil, como carne, melão e abacate, no mercado japonês e, em contrapartida, ouviu do colega a operação de mais de 700 empresas japonesas no Brasil que contribuem para a evolução da economia nacional com transferência de tecnologia e criação de empregos.

O ministro Taro Kono ainda mencionou interesse em aprofundar cooperação no âmbito do G4 e agrade-ceu ao Brasil pela formação de consensos na área de direitos humanos na ONU. Ele aproveitou para pedir apoio do governo brasileiro na questão da desnuclearização da Coreia do Norte.

Em resposta, Aloysio Nunes prontamente concordou com a postura defendida por Tóquio de manter as sanções e a pressão internacional sobre Pyongyang até que o regime dê passos concretos para o abandono das suas armas nucleares e dos seus mísseis de médio e longo alcance.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password