Mestre nikkei recebe maior honraria do judô

O mestre Massao Shinohara, de 92 anos, será promovido a 10º Dan, a maior graduação do judô, tornando-se o judoca mais graduado do Brasil. A cerimônia acontece hoje, às 19 horas, na Associação de Judô Vila Sônia, em São Paulo.

Mentor de grandes nomes do judô nacional como Aurélio Miguel, Luis Onmura, Carlos Honorato, Cristhiane Parmigiano, entre outros, Shinohara é filho de imigrantes japoneses e foi criado em Embu das Artes, São Paulo.
Ele começou a praticar judô em 1940, aos 15 anos. Sua forma de lutar chamou a atenção de Ryuzo Ogawa, um dos grandes mestres de judô do Brasil e com quem passou a treinar até se tornar professor.

Em 1956, fundou a Associação de Judô Vila Sônia e também foi técnico da seleção brasileira de judô nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1984. Em sua trajetória como professor, ele formou grandes faixas pretas brasileiros, entre eles o próprio filho, Luiz Shinohara, técnico da seleção masculina do Brasil desde 2002.

A cerimônia de entrega da honraria será conduzida pelo presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges, e o evento contará com a presença dos medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Carlos Honorato e o nikkei Luis Onmura. A cerimônia marca o início do 1º Encontro Nacional de Kodanshas, que reúne amanhã, às 12 horas, cerca de 130 grandes mestres do judô brasileiro, no Clube Paineiras do Morumby. No mesmo local está previsto o Grand Prix Nacional Masculino, ama-nhã e domingo, a partir das 9 horas.

Ainda no final de semana, o Clube Pinheiros recebe o desafio das seleções, em duelo por equipes mistas entre Brasil e Itália. As lutas ocorrem no domingo, a partir das 10 horas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password