Mestre da animação japonesa completa 75 anos e tem mês de exibição no Sesc

Filme “Vale do Vento” é o primeiro da série (Foto: Divulgação)

O mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki celebrou, na última terça-feira, 75 anos de vida e ganhou de presente, aqui no Brasil, um mês inteiro de exibições de suas obras em quatro unidades do Sesc espalhados pelo Estado de São Paulo.
O primeiro filme, já neste domingo, será mostrado na unidade Belenzinho, a partir das 17 horas. A obra escolhida foi “Kaze no tani no Naushika (Nausicaa do Vale do Vento)”. Nele, após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. O filme também será mostrado no dia 19, às 19h30, no Sesc Bauru; e 21, às 15 horas, em Jundiaí.
Já no dia 12, às 19h30, será a vez do Sesc Bauru receber o filme “Kaze Tachinu (Vida ao Vento)”, que conta a história de Jiro Horikoshi, que vive em uma cidade do interior do Japão. Uma noite, ele sonha com um avião em formato de pássaro e resolve construir um para si. Nesse percurso, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, ela fica profundamente doente e não sabe se sobreviverá.
No dia 16, às 14 horas, o mesmo local recebe “Gake no ue no Ponyo (Ponyo – Uma Amizade Que Veio do Mar)”. A obra do diretor nipônico será mostrada no dia 31, às 17 horas, na unidade Belenzinho,.
Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o mar interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, um peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Trata-se de amor à primeira vista.
No dia 17, às 17 horas, a mesma unidade exibe “Mononoke-Hime (Princesa Mononoke)”. A história mostra a aldeia de Ashitaka sendo invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha. A exibição também ocorre, no dia 26, às 19h30, no Sesc Bauru.
E por lá, no dia 23, às 14 horas, será exibido “Meu Amigo Totoro”. Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e quando Mei tenta visitá-la por conta própria, se perde na floresta. Só Totoro poderá ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.
Outro filme que será mostrado é “Sen to Chihiro no Kamikakushi (A viagem de Chihiro)”, no Sesc Belenzinho, no dia 24, às 17 horas; e Bauru, dia 30, às 14 horas. Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. É o início da jornada da menina por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, onde humanos não são bem-vindos.
Por fim, também no dia 24, às 11 horas, o Cine Sesc, na Consolação, é o único a exibir o “Castelo no Céu”, no qual, Pazu, um aprendiz de engenheiro, conhece uma jovem garota dona de um colar brilhante, Sheeta, e descobrem que ambos estão procurando pelo legendário castelo flutuante.
Para todas as exibições a entrada é gratuita e a retirada de senha será feita na data e local indicados, 30 minutos antes do início, sujeita à lotação máxima.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password