Marina Silva no Japão

Marina Silva durante palestra em Tóquio (Foto: São Paulo Shimbun)

A ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil e criadora da Rede da Sustentabilidade, Marina Silva, iniciou, no último sábado, uma visita de sete dias ao Japão, a convite do jornal Mainichi, em parceria com o São Paulo Shimbun.
Convidada para ter encontro com lideranças e ministrar palestras sobre sustentabilidade, em virtude dos dez anos da campanha “Mottainai”, liderada desde 2005 pelo jornal japonês, a ambientalista aproveitou o primeiro dia em solo japonês para visitar cidades da província de Miyagi, uma das mais atingidas pelo terremoto seguido de tsunami de 2011.
Na cidade de Natori, esteve no Centro Memorial das vítimas de Yuriage. Foi recebida pelo coordenador do centro, Masayoshi Kaiso, um dos sobreviventes. Ele e um grupo de voluntários se uniram para criar o centro para preservar a memória das vítimas e oferecer ajuda psicoterapêutica aos que sobreviveram, em especial as crianças. Ainda durante a visita, Kosai mostrou o estado do local logo após o acidente, além da vida dos refugiados e as ações de reconstrução da área.
No dia seguinte, já em Tóquio, a ex-candidata à Presidência do Brasil, se reuniu com o presidente do Mainichi Shimbun, Yutaka Asahina. Na reunião, ela ressaltou a grande necessidade de aprender as lições da crise nuclear Fukushima.
Logo depois, na Universidade de Sofia, ela ministrou uma palestra. O encontro, que durou cerca de 40 minutos, contou com cerca de 600 pessoas. Entre os convidados, estava o embaixador do Brasil no Japão, André Correa do Lago, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente do Japão e do Ministério das Relações Exteriores. O tema foi “Os desafios da sustentabilidade”.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password