MAM realiza retrospectiva de Yutaka Toyota

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) recebe, a partir de amanhã, a exposição “Toyota – O ritmo do espaço”. A mostra, com curadoria de Denise Mattar, reúne obras e instalações do japonês radicado no Brasil Yutaka Toyota, que, aos 86 anos, apresenta uma retrospectiva de toda sua trajetória.

Ocupando uma área de aproximadamente 1 mil metros quadrados, a exposição conta com uma coleção de 80 obras, entre recriações de instalações apresentadas na 10ª Bienal e peças expostas em diversas instituições como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Palácio Itamaraty, além de coleções particulares.

Pintor, escultor, desenhista, gravador e cenógrafo, Toyota frequentou a Universidade de Arte de Tóquio, e transfere-se para o Brasil em 1962. No ano seguinte, é premiado no 2º Salão do Trabalho, em São Paulo, e no 12º Salão Paulista de Arte Moderna.

Em sua trajetória, Toyota teve como base a percepção do espectador como cocriador de suas peças, o que reflete parte do conhecimento que absorveu nos costumes dos países onde viveu. O artista criou milhares de obras em diferentes técnicas, que vão de pequenos múltiplos a imensos monumentos. Entre os feitos do artista estão monumentos expostos em grandes cidades do mundo como São Paulo e Tendo, no Japão.

O MAM está localizado na av. Infante Dom Henri-que, 85, Parque do Flamengo. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 12 às 18 horas; e sábado e domingo, das 11 às 18 horas. A entrada custa R$ 14,00 e o local tem entrada franca às quartas-feiras. A mostra ficará em cartaz até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password