Maior evento de tatuagem do Rio de Janeiro recebe nikkeis entre as atrações

Toshio Shimada apresentará seus desenhos (Foto: Divulgação)

A tatuagem não encontra mais barreiras de idade, sexo ou profissão. Mulheres, homens, jovens e adultos. Uma grande parcela das pessoas já aderiram essa arte, por mais que ainda haja na sociedade algum preconceito.

Os grandes eventos voltados aos amantes dessa arte são provas dessa democratização, entre o Tattoo Week, que acontece hoje e amanhã, das 12 às 22 horas, no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, e tem dois nipo-brasileiros na lista de principais atrações.

O primeiro é Toshio Shimada, especializado em tatuagens em estilo japonês e motivos asiáticos. Nascido no Brasil, viveu por mais de vinte anos no Japão, onde aprendeu com grandes mestres a técnica tebori, que usa varas de bambu com agulhas no topo para pigmentar a pele.

Ele iniciou os trabalhos de tatuagem junto de seu pai no final dos anos 80 e rodou o mundo tatuando em estúdios famosos da Europa, Ásia e nos EUA. Reconhecido no Brasil, é re-ferência no estilo Wabori (estilo japonês) e já ganhou diversos prêmios no segmento durante sua carreira. Hoje, mantém um estúdio no bairro da Liberdade.
Durante o evento, Shimada fará apresentações de seus desenhos e demonstrações de suas técnicas para o publico em geral.

A sétima arte também marca presença, com a mostra Focos Tattoo Cine. Nela, será exibido o documentário “Jun Matsui”, curta-metragem sobre o cobiçado tatuador paulista de descendência japonesa. Produzido e dirigido pelo brasileiro André Ferezine, o curta tem um pouco mais de 18 minutos e documenta o trabalho do nikkei, que é pupilo do mestre da tradicional tatuagem japonesa Horiyoshi 3.

Matsui morou no Japão entre 1989 e 2007 e ficou mundialmente conhecido pelos contornos fluidos e blocos pretos de precisão geométrica que caracterizam sua arte.

Considerado o maior do gênero no Rio de Janeiro, o Tattoo Week recebe outros grandes nomes da tatuagem mundial, vindos do Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Suíça, Espanha e Alemanha. Ao todo, são 220 stands, que apresentam as tendências e lançamentos mais atualizados do mercado.

O evento conta ainda com as tradicionais competições de tatuagem em diversas técnicas e do concurso Miss Tattoo Week, que acontece hoje, às 16 horas, e tem como objetivo a valorização da mulher e a quebra dos paradigmas quanto aos padrões de beleza. As candidatas apresentarão uma performance em três categorias: PinUp, Body Modification e Beach.

Os visitantes mais corajosos, por sua vez, poderão se inscrever para tentar ganhar uma tattoo surpresa
feita às cegas. Dois sorteados passarão por essa experiência e os desenhos serão feitos em conjunto pelos artistas Natan Holtz e Clari Benatti. A tatuagem só poderá ser conferido ao final dos trabalhos.

O evento conta ainda com música. No palco, está programado muito rock ‘n roll, com as bandas Dead Fish e Melyra, além de Tattoo Week Rap e Coletivo Salve Lapa.

Continua… (impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password