Junji Abe está de volta à Câmara e pode disputar a eleição por um novo partido

Após 3 anos, Abe assume como deputado federal (Foto: Divulgação)

Junji Abe (PSD-SP) recebeu a convocação oficial da Câmara dos Deputados para assumir mandato. O chamado deu-se após a prisão do colega Paulo Maluf (PP-SP). Depois de cumprir quatro anos no cargo de deputado federal, entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2015, o nikkei recebeu 79.909 votos nas eleições de 2014 e ficou a suplência da coligação que contava com o PMDB-PROS-PP-PSD.

O ex-prefeito de Mogi das Cruzes retorna na vaga do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde dezembro, e, na última segunda-feira, foi afastado oficialmente das suas funções pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que comunicou a decisão ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

No ofício, o presidente da Câmara diz que, transitado em julgado (esgotados todos os recursos) do caso de Maluf, o exercício da função parlamentar fica inviabilizado por prazo superior a 120 dias. A cassação efetiva do mandato de Maluf será tema de reunião da Mesa Diretora da Casa. Assim que recebeu a convocação, Abe informou à Câmara que pretendia as-sumir a cadeira. No final da tarde de ontem, o nikkei já embarcou para Brasília e tomará posse hoje. Com isso, a chamada “bancada nikkei” volta a ter quatro representantes.

Em entrevista ao São Paulo Shinbun, o deputado Junji Abe falou sobre o seu retorno. “Depois de três anos fora, após uma eleição que não era para ter perdido, mas que serviu co-mo aprendizado, volto entusiasmado. Mesmo sabendo do pouco tempo que terei para trabalhar, por se tratar de um ano eleitoral e com Copa do Mundo, confio no meu dinamismo para que consiga mais uma vez servir bem o País”, afirmou ele, falando sobre o que poderá ser feito em prol das celebrações dos 110 anos da imigração japonesa. “Fora de um cargo público, mas como representante da comunidade, já estávamos tentando ajudar. Agora, junto com os deputados Walter Ihoshi (PSD) e Keiko Ota (PSB), além dos companheiros do Paraná, vou buscar dar o apoio necessário para que tenhamos uma bonita comemoração”.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password