Japoneses tem encontro por solução na Usiminas

A japonesa Nippon Steel & Sumitomo Metal e a Ternium/Techint, integrantes do bloco de controle da Usiminas, marcaram uma reunião para a primeira quinzena de fevereiro, a fim de tentar iniciar uma resolução do conflito societário que está em voga há quase três anos. A informação foi dada pela Ternium e a Nippon Steel ainda não a confirmou oficialmente o encontro.

De acordo com a Ternium, os dois lados concordam que é possível tanto a proposta de alternância no comando executivo como uma cláusula de re-solução de conflitos, ambos os termos inclusos no acordo de acionistas. Falta encontrar o denominador comum sobre os detalhes em relação a ambos. A discórdia, contudo, permanece quanto aos nomes.

Se Nippon já havia concordado com Sergio Leite na presidência executiva, caso a alternância de poder seja aceita, Ternium é terminantemente contra o nome de Rômel de Souza no comando do conselho de administração.

“Não há consenso de mercado sobre a eficiência do executivo para cumprir este papel de CEO”, diz a Ternium, em nota. “Ele é considerado inexperiente, não tem o aval do conselho, apresentou sucessivos resultados financeiros negativos, piorou a situação da Usiminas frente a seus concorrentes e conduziu uma falida negociação pelo caixa da Mineração Usiminas”.

A reunião do conselho de administração da Usiminas realizada em maio do ano passado elegeu Sergio Leite como presidente-executivo da Usiminas, apesar do voto contrário da japonesa Nippon. Porém, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em outubro, ordenou a volta do então presidente Rômel de Souza ao cargo, anulando a decisão.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password