Japoneses querem comprar terminal em SC

Informações não oficiais dão conta que a gigante japonesa Marubeni está em conversas finais para adquirir o Terminal Portuário de Santa Catarina (Tesc), instalação multiuso localizada no porto de São Francisco do Sul. O negócio estaria avaliado em R$ 300 milhões e a negociação tem a intermediação do Credit Suisse.

A ideia com a compra é aumentar a presença da Marubeni no Brasil e especialmente sua participação no porto catarinense, onde já tem um ativo. A companhia adquiriu em 2011 o terminal Terlogs, especializado na movimentação de granéis sólidos. Os japoneses atuam principalmente como trading de grãos.

O Tesc oferece operações integradas para importadores e exportadores, que incluem a descarga, armazenagem, nacionalização e operação de distribuição da carga.

O local já conta com armazém geral, recinto especial para despacho de exportação (Redex), área alfandegada (zona primária), sala de inspeção sanitária climatizada, operação portuária e modal rodoferroviário. O terminal foi arrendado em 1996 com prazo de 25 anos e teve o contrato prorrogado por mais 25 anos – até maio de 2046. A ideia é que seja investido R$ 141,2 milhões nos quatro primeiros anos. Os recursos que serão destinados à ampliação da capacidade de movimentação de cargas.

Serão construídos três silos com capacidade está-tica para 63 mil toneladas; a área será expandida em 8.150 metros quadrados; haverá automação de atividades; e um desvio ferroviário, com capacidade para até 80 vagões. Com esses investimentos, a meta é ampliar em 1,5 milhão de toneladas a movimentação de granéis sólidos a partir do exercício de 2023.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password