Governo do Japão doa recursos para dois projetos de acessibilidade

Cônsul do Japão em Manaus celebra acordo (Foto: Divulgação)

A acessibilidade é direito de todo cidadão. Porém, na grande maioria das vezes, os portadores de necessidades especiais não encontram a infraestrutura adequada para transitar livremente, mesmo com 25% da população brasileira apresentando alguma deficiência física.

É isso que se tenta amenizar o governo do Japão, por meio do Consulado Geral do Japão em Manaus, e o Governo do Amazonas, que assinaram contrato de doação de recursos para projetos de promoção de acessibilidade em equipamentos culturais mantidos pela Secretaria de Estado de Cultura.

A cerimônia contou com as presenças do cônsul geral do Japão em Manaus, Shuji Goto; do secretário de Cultura do governo local, Denilson Novo; e da presidente da AADC, Ana Patrícia Cuvello Veloso.

Ao todo, o governo do Japão realizou a doação de US$ 83.261,00 (cerca de R$ 268.852). Os recursos serão investidos em equipamentos para promoção da acessibilidade em dois espaços: o Teatro Amazonas e a Biblioteca Braille do Amazonas. No primeiro, o projeto da AADC prevê a adaptação de um depósito para uma cabine de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), para tradução-interpretação simultânea, além da aquisição de equipamentos para projeção de imagens de Libras e legendas, e de acessórios para permitir aos usuários escutar explicações simultâneas acompanhando encenações teatrais.

Já para a Biblioteca Braille do Amazonas serão adquiridos uma impressora braille, equipamentos de estúdio de gravação de audiolivros, punção para livros em braille, sorobans (ábacos) e instrumentos musicais. O material produzido pela Biblioteca Braille será distribuído para municípios do interior do Amazonas. A verba do Japão também deverá contemplar a aquisição de um projetor e uma tela, a serem utilizados em cursos de Libras promovidos pela Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da secretaria

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password