‘Festa do Kaki’ de Piedade vislumbra um número maior de produtos e antecipa festa

Preço médio das caixas de caqui chega a R$ 25,00 (Foto: Divulgação)

A comunidade japonesa da cidade de Piedade, localizada no chamado “Cinturão Verde” do Estado de São Paulo, realiza, hoje, das 10 às 21 horas, e amanhã, das 9 às 19 horas, a 18ª edição da “Festa do Kaki Fuyu”, que este ano foi antecipada, visando oferecer ao público um número maior de produtos.

De acordo com Nelson Horita, vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Piedade, entidade responsável pela festa, a data utilizada anteriormente atingia muito o final da safra. “Este ano, nós decidimos antecipar em duas semanas, já que o pi-co da safra do caqui (fuyu), dependendo do clima, é no final de abril e começo de maio. Nos anos anteriores, quando fazíamos no final do mês de maio, poucos produtores podiam participar, pois não havia tanto produto. Isso também fazia encarecer o caqui”, revela.

Mesmo com a expectativa de mais produto durante a festa, com a participação de pelo menos 10 produtores, a quantidade de venda deve cair em relação ao ano passado. Isso porque, após anos de parceria, a Associação e a Prefeitura decidiram não realizar o evento em conjunto. Até 2017, o Paço Municipal utilizava a festa para celebrar o aniversário da cidade. “A tendência é que o público na festa diminua, até porque, a Prefeitura bancava os grande shows, que, queira ou não, ajudam a atrair público”, comenta Horita, estimando uma perda de quase 35% no número de pessoas e 40% nas vendas de caixas. “Estamos trabalhando com um público de 20 mil pessoas. Mas, não tem como ter uma certeza. Sobre as vendas, no passado, vendemos por volta de 2.500 caixas e, dessa vez, a previsão é chegar a pelo menos 1.500”, explica.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password