Exposições celebram os 110 anos da imigração

Para celebrar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza, até o dia 21 de maio, uma exposição com mais de 40 objetos.

No espaço, há maquetes de templos, bonecas de porcelana, bonecos de madeira (kokeshi), réplicas de pratos da culinária local, bonecos de profissões tradicionais da Terra do Sol Nascente. Além destes objetos, haverá uma linha do tempo contando a trajetória das leis de imigração Brasil-Japão no século 20, desde as tratativas iniciais até os tempos atuais; painéis de pontos turísticos japoneses; relatos diagramados sobre a imigração japonesa no Brasil (professores, escritores, imigrantes).

O público pode conferir a mostra de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na av. Bento Gonçalves, 9500, Campus do Vale. Posteriormente, entre 23 de maio e 22 de junho, no saguão da Reitoria da UFRGS (avenida Paulo Gama, 110 – campus Centro), em parceria com o projeto Unifoto, ocorrerá outra mostra, com 24 fotos, que contam a trajetória da imigração japonesa no Brasil.

Haverá imagens como a da chegada do navio Kasato Maru em 1908; fotos do trem que transpor-tava os imigrantes para a cidade de São Paulo para ficarem alojados na hospedaria de imigrantes; da pró-pria hospedaria; de empregos na agricultura que os nipônicos eram alocados; propriedades de japoneses em território nacional; dentre diversas outras de acervo de quatro museus, entre eles, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e o Museu Histórico de Londrina.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password