Exposição une Brasil e Japão através dos insetos

Como parte das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove uma exposição que tem o principal intuito de aproximar o Brasil e o Japão por meio da biodiversidade dos insetos.

A “Expo-Japão: saúde, cultura e biodiversidade” leva o público a um passeio pelas belezas e curiosidades sobre insetos da fauna dos dois países. Os visitantes terão acesso a diversos exemplares da maior coleção de insetos da América Latina, a Coleção Entomológica do IOC, com destaque para espécies típicas da biodiversidade do Japão. A coleção possui, ao todo, cerca de cinco milhões de exemplares de insetos do Brasil e do mundo. A mostra também apre-senta uma série de origamis em formato de insetos, além de materiais informativos sobre a importância dos insetos na cultura do país asiático.

Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 22 de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30, e das 14 às 17h30, no Consulado Geral do Japão. A entrada é gratuita.

A mostra do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC conta com a parceria com o Consulado Geral do Japão, a Associação Nikkei de Petrópolis e o Palácio Itaboraí. A iniciativa também faz uma homenagem ao bacteriologista japonês Hideyo Noguchi, que se dedicou intensamente às pesquisas de doenças infecciosas co-mo leptospirose, sífilis e febre amarela em diversos países, incluindo o Brasil, no início do século passado.

O Consulado do Japão no Rio de Janeiro está localizado na Praia do Flamengo, 200, 6º andar. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo tel: (21) 2562-1339.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password