Evento resgata teatro e cinema japonês

Um dos filmes da mostra (Foto: Divulgação)

A Casa das Rosas, em São Paulo, realiza o evento anual Hora H, em homenagem ao poeta Haroldo de Campos, e a partir de hoje resgata a cultura japonesa com teatro Nô e filmes japoneses.
Nesta tarde, das 15h30 às 18 horas, será apresentado a peça Hagoromo (O manto de plumas), do dramaturgo Motokiyo Zeami (1363-1443) e traduzida para o português por Haroldo de Campos.
Uma versão do texto do bailado final do Anjo da Lua, por Ângela M. Nagai, feita com base na tradução haroldiana e com acompanhamento do grupo Yoyokai , além de depoimentos de Darci Kusano e Elza Doi.
Em seguida, uma leitura de Hagoromo será feita por Simone Homem de Mello, seguida de Algo de Hagoromo no palco, encenação de uma versão abreviada da peça, em japonês, culminando com os bailados finais (dança em estilo kongo e canto em estilo kita).
Já na terça-feira, dia 22, às 19 horas, o cinema japonês terá vez na mostra “Oriente Próximo – Retrospectiva”.
Com apoio da Fundação Japão, igualmente no teatro, quatro filmes de diretores consagrados serão exibidos em película 16mm: A luta solitária (1949), de Akira Kurosawa, Contos da lua vaga (1953), de Kenji Mizoguchi, Fim de verão (1961), de Yasujiro Ozu e Honra de Samurai (2006), do diretor Yoji Yamada.
As sessões acontecem hoje e também nos dias 5 e 19 de setembro.
Toda a programação é gratuita e acontece no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura da Casa das Rosas (av. Paulista, 37).

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password