Estaleiro pode ser reativado na Bahia

Um grupo vem se mostrando interessado em reativar Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, de acordo com informações passadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalha-dores da Construção Pesada e Montagem Indus-trial do Estado da Bahia, Iraílson Warneaux Cardoso, durante uma audiência pública que aconteceu na segunda-feira.

De acordo com ele, o Banco do Brasil, Caixa Eco-nômica Federal e a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries estariam interessadas em investir recursos para a conclusão das obras e reativar o estaleiro, com a garantia de que a Petrobras dê prioridade nas encomendas de navios sondas para exploração de petróleo. O estaleiro está fechado desde novembro do ano passado, por conta da crise política e econômica. As obras estão aproximadamente 82% concluídas. No início deste ano, a Kawasaki Heavy divulgou uma nota em que acusava um prejuízo de cerca de R$ 750 milhões no balanço do seu terceiro trimestre fiscal, relativa à participação de 30% no estaleiro.

A audiência pública discutiu não só a continuidade das obras, mas também o uso do terminal marítimo como porto para receber os navios que vêm com as hélices do sistema de geração de energia eólica na Bahia, que hoje aportam no Porto de Salvador.

Atualmente, o Estaleiro Enseada do Paraguaçu conta com apenas 220 funcionários, número distante dos 7.200 trabalhadores que havia em novembro do ano passado. Com o fechamento, além da demissão em massa, houve enormes prejuízos para atividades econômicas dos municípios da região.

Ainda segundo o presidente do Sintepav, as negociações estão sendo rea-lizadas com o novo ministro das Minas e Energias, Fernando Bezerra Filho.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password