Especialistas discutem língua japonesa em simpósio pelos 120 anos do Tratado

Em celebração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) realiza, de domingo até o dia 13 de agosto, o “3º Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses” e o “Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global”. As inscrições são antecipadas e já estão abertas.

Com o objetivo de oferecer uma oportunidade de discussão em diversas áreas voltadas aos estudos de língua, literatura, ensino-aprendizagem, tradução, história, arte e cultura, o evento terá atividades em dois locais: na Casa de Cultura Japonesa e no Nikkey Palace Hotel.

O encontro conta com minicursos, painéis e mesas-redondas. Para começar, no domingo, ocorre um pré-evento, na rua Galvão Bueno, 425, Liberdade. Por lá, ocorre dois minicursos. O primeiro, das 13 às 14h30, será o “Treinamento sobre o modo de falar japonês”, com a palestrante Chieko Nakagawa, da  Universidade de Waseda, Japão. Logo em seguida, das 14h45 às 18 horas, será falado sobre o “Dicionário online de acentos da língua japonesa”, com Nobuaki Minematsu, da Universidade de Tóquio.

Já na segunda-feira, está programada a abertura oficial do evento, no Auditório Professor Kensuke Tamai, na av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária. Entre os participantes está o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae. Antes do início dos trabalhos, o professor Masato Ninomiya fará breves considerações sobre o Tratado de Amizade Brasil-Japão.

Já às 11 horas, ocorre a primeira conferência sobre a “Superdiversidade na comunidade nipo-brasileira: Explorando questões de manutenção linguística e cultural entre japoneses imigrantes antigos e recém-chegados”. O tema será ministrado por Mitsuyo Sakamoto, da Universidade de Sofia. Após o almoço, terá início o painel “100 anos de História do Ensino de Língua Japonesa no Brasil”, mediado por Leiko Matsubara Morales, da USP, e com a participação de Hiromi Shibata (USP), Tizuko Morchida Kishimoto (USP) e Yoshikazu Niwa (Centro Brasileiro de Língua Japonesa).

O dia conta, ainda, com a palestra “A análise perceptiva-estrutural da diversidade na pronúncia de World Englishes, com Nobuaki Minematsu (Universidade de Tóquio); e a mesa-redonda “Transformações de crenças e de identidade do professor de língua japonesa: História pessoal de três professores de língua japonesa no Brasil”, com mediação de Noriaki Furuya (Universidade de Waseda) e a participação de Mayumi Edna Iko Yoshikawa (Fundação Japão de São Paulo), Yuki Mukai (Universidade de Brasília) e Makiko Matsuda (Universidade de Kanazawa).

Os dias que se sucedem contam com uma série  de discussão, como: “Experiências com o Ryûkyû Bu-yô: Reflexões sobre a identidade artística, a arte e a dança”; “Estética kawaii e as personagens de Yoshitomo Nara”; “Kakuzô Okakura e seu papel como mediador artístico-cultural entre Japão e EUA”; e “A poesia de Kojima Masanori: Uma oportunidade para repensar a literatura nikkei no Brasil”.

Nos dias 11 e 12 ocorrem, ainda, outros dois minicursos. No primeiro, das 9 às 10h50, será feita uma “Avaliação para a leitura extensiva”, com Tomoko Watanabe (Universidade de Hiroshima). No dia seguinte, das 9 às 12h40, ocorre “A avaliação dialógica do japonês como segunda língua para crianças aprendizes estrangeiras”, com Chiho Sakurai (Universidade de Osaka).

E no Simpósio Internacional de Língua Japonesa, como Língua Global, artigos acadêmicos inéditos em diversas áreas, serão avaliados e as inscrições estão encerradas. Os valores para participar da programação geral variam de R$ 60,00 e R$ 350,00, dependendo do público e data. Mais informações: www.ejhib2015.com/br/

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password