Escola do Rio será ‘madrinha’ no Japão

A terra do sol nascente vai ganhar mais uma escola de samba. Trata-se da Império Serrano Japão. É ideia do músico japonês Keita Shibuya, o Keita Brasil, que mora em Tóquio e, há 20 anos, participa dos desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O músico se apaixonou pela escola de Silas de Oliveira e, há 16 anos, desfila na bateria da verde e branca. Na última quinta, a quadra da Império Serrano, em Madureira, zona Norte do Rio, contou com uma cerimônia de oficialização, com Keita recebendo a bênção da diretoria e uma bandeira da verde e branca. No Japão, além de promover apresentações de samba, a nova escola terá oficina de instrumentos e aulas sobre a cultura brasileira.

Este ano, a Império Serrano faz uma homenagem a Manoel de Barros, o poe-ta que destacava em versos as belezas do Pantanal. O enredo, intitulado “Meu quintal é maior do que o mundo”, vai abordar a literatura pantaneira do escritor mato-grossense, que morreu em 2014. O carnavalesco Marcus Ferreira, estreante na escola da Serrinha, será responsável pela criação do desfile.

O título do enredo é inspirado no verso do poema “O Apanhador de desperdícios”: “…Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos/ Tenho abundância de ser feliz por isso/ Meu quintal é maior do que o mundo/ Sou um apanhador de desperdícios/ Amo os restos/ como as boas moscas/ Queria que a minha voz ti-vesse um formato de canto/ Porque eu não sou da informática/ eu sou da invencionática/ Só uso a palavra para compor meus silêncios”.
Há sete anos fora do Grupo Especial, a Império Serrano será a quarta escola a desfilar no Sambódromo no sábado, tentando o título da Série A.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password