Enfermeiras brasileiras embarcam para curso no Japão

A enfermeira amazonense, Cláudia Gomez Flores, embarcou na última segunda-feira para o Japão, onde irá participar de um programa de treinamento na área materno-infantil oferecido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Enfermeira obstetra no Instituto da Mulher Dona Lindu, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), ela é uma das três profissionais brasileiras selecionadas pelo governo japonês para uma nova etapa do treinamento “Programa de Co-criação de Conhecimento e Fortalecimento da Saúde Materno Infantil Mediante Atividade de Saúde Pública”.

O treinamento acontece na província de Okinawa. Nesta edição, foram selecionadas duas enfermeiras atuantes na região Norte. Além de Flores, há uma re-presentante do o Pará, e uma terceira de Sergipe, no Nordeste. “Serão 45 dias conhecendo o modelo de atendi-mento no Japão e nos vá-rios países de língua espanhola que incluem países vizinhos a nós. Assim, eu consigo avaliar e pensar sobre o que temos feito e o que podemos fazer para melhorar”, ressaltou a enfermeria, que volta ao país no dia 24 de fevereiro e já sabe que no Japão terá de apresentar os indicadores da saúde materno infantil no Amazonas.

Em 2017, outro grupo de profissionais de saúde do Brasil participou do curso, que é voltado para profissionais que possuem fluência em língua espanhola, uma vez que será ministrado neste idio-ma. Para ter a oportunidade de concorrer é necessário também passar pelo processo de seleção que avalia os seguintes requisitos: atuar há mais de 12 anos na assistência materno infantil no SUS e ter to-da a formação ligada à área, além do aceite e liberação por parte do órgão governamental ao qual está vinculado.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password