Empresa japonesa critica falta de investimento

A falta de investimento em robótica por parte da indústria brasileira foi criticada pelo gerente-geral no Brasil da japonesa Yaskawa Motoman, uma das fabricante do setor.

“O Brasil ainda engatinha quando o assunto é robotização na indústria. Nossa opinião é que a indústria brasileira caminha para corrigir essa miopia e enxergará qual o caminho a ser trilhado para voltar a ser produtiva e competitiva. Estamos prontos para auxiliá-la em seus processos de automação e robotização”, disse Icaru Sakuyoshi.

De acordo com ele, no país há menos de dez robôs para cada dez mil trabalhadores. Para comparar, na Coreia do Sul são 450 robôs para o mesmo nú-mero de seres humanos. No Japão, são 320, na Alemanha 280 e nos Estados Unidos 150 robôs são contabilizados para cada dez mil trabalhadores.

Ainda para o representante da empresa japonesa, a indústria brasileira precisa se robotizar para ter condições de concorrência com outras empresas mundiais: “Hoje em dia, a concorrência é global. Por isso, a baixa produtividade da indústria nacional e o elevado custo da mão de obra são fatores que nos tornam pouco competitivos. Ser competitivo é apostar na automação”, diz ele, completando: “Enquanto países como China e EUA investem pesado nisso, cada qual instalando anualmente algo em torno 35 mil e 25 mil robôs, respectivamente, no Brasil não chegamos a 1,5 mil por ano”, afirma.

Em maio do ano que vem, a empresa participa da Feira da Mecânica no país. A ideia é aproveitar o evento para apresentar tecnologias avançadas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password