Embaixador da culinária japonesa faz ação solidária

O embaixador da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil, chef Shin Koike, realiza amanhã uma ação solidária no Rio de Janeiro. Junto com o Consulado Geral do Japão no Rio, o chef estará no Refettorio Gastromotiva, um restaurante escola que prega uma reflexão sobre o desperdício de alimentos, a má alimentação e a exclusão social.

Shin Koike deve falar para convidados e alunos da Unisuam, universidade parceira do Refettorio Gastromotiva, o respeito pela natureza traduzido nos pratos japoneses. O não desperdício (motainai) e o receber com educação e atenção (omotenashi) também deverão ser abordados pelo chef.

Após a palestra, um menu preparado por Koike e pela confeiteira Cristina Eguchi, que fará as sobremesas, será servido aos participantes. O serviço de atendimento será feito por voluntários da comunidade japonesa local e do Con-sulado, incluindo o cônsul-geral Yoshitaka Hoshino.

O Refettorio Gastrono-motiva foi criado no ano passado pelo chef italiano Massimo Bottura, que lidera o mesmo projeto na Itá-lia, e o chef brasileiro David Hertz.

Com a intenção de oferecer a pessoas em situação de instabilidade social refeições de alta qualidade e bem apresentadas, o Refettorio instalado no bairro da Lapa tem o cardápio feito com alimentos doados que seriam descartados pela aparência inapropriada, como um amassado.

Por lá, chefs renomados já deixaram suas contribuições: Alex Atala, Claude Troisgros, Alain Ducasse, Roberta Sudbrack e Joan Roca. Eles criaram entrada, prato principal e sobremesa; a mesma linha seguida amanhã pelo chef Shin Koike, que trocou São Paulo pelo Rio de Janeiro.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password