Embaixador da culinária japonesa faz ação solidária

O embaixador da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil, chef Shin Koike, realiza amanhã uma ação solidária no Rio de Janeiro. Junto com o Consulado Geral do Japão no Rio, o chef estará no Refettorio Gastromotiva, um restaurante escola que prega uma reflexão sobre o desperdício de alimentos, a má alimentação e a exclusão social.

Shin Koike deve falar para convidados e alunos da Unisuam, universidade parceira do Refettorio Gastromotiva, o respeito pela natureza traduzido nos pratos japoneses. O não desperdício (motainai) e o receber com educação e atenção (omotenashi) também deverão ser abordados pelo chef.

Após a palestra, um menu preparado por Koike e pela confeiteira Cristina Eguchi, que fará as sobremesas, será servido aos participantes. O serviço de atendimento será feito por voluntários da comunidade japonesa local e do Con-sulado, incluindo o cônsul-geral Yoshitaka Hoshino.

O Refettorio Gastrono-motiva foi criado no ano passado pelo chef italiano Massimo Bottura, que lidera o mesmo projeto na Itá-lia, e o chef brasileiro David Hertz.

Com a intenção de oferecer a pessoas em situação de instabilidade social refeições de alta qualidade e bem apresentadas, o Refettorio instalado no bairro da Lapa tem o cardápio feito com alimentos doados que seriam descartados pela aparência inapropriada, como um amassado.

Por lá, chefs renomados já deixaram suas contribuições: Alex Atala, Claude Troisgros, Alain Ducasse, Roberta Sudbrack e Joan Roca. Eles criaram entrada, prato principal e sobremesa; a mesma linha seguida amanhã pelo chef Shin Koike, que trocou São Paulo pelo Rio de Janeiro.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password