Delegação japonesa visita Procuradoria da República

Autoridades da Agência Nacional de Polícia do Japão e da Embaixada japonesa no Brasil visitaram a Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

O objetivo da visita foi discutir estratégias para ampliar a cooperação jurídica internacional e aprimorar a persecução penal em casos concretos envolvendo os dois países. A comitiva foi recebida pela secretária adjunta de Cooperação Internacional da PGR, Denise Abade.

No encontro, o secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Makoto Shibuya, agradeceu o empenho da Secretaria de Cooperação Internacional em fortalecer a comunicação com autoridades japonesas. A expectativa, segundo ele, é de que as investigações de casos em comum avancem. “Agradecemos muito a recepção da Procuradoria-Geral da República. Nosso intuito aqui é ampliar ainda mais o trabalho de cooperação em casos concretos já estabelecido entre Brasil e Japão”, destacou.

A secretaria adjunta da SCI salientou a importância da colaboração efetiva para a solução de ilícitos trans-nacionais. “A cooperação é essencial para que o Ministério Público Federal e as autoridades japonesas trabalhem efetivamente. Buscamos sempre a comunicação imediata dos crimes para evitar a prescrição”, explicou Abade.

As relações entre a Pro-curadoria-Geral da República do Brasil e a Procuradoria Geral do Japão foram es-treitadas quando, em maio de 2008, a Procuradoria-Geral da República recebeu a visita do então procurador-geral do Japão, Keiichi Tadaki, como parte das atividades do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Na ocasião, foi assinado memorando de entendi-mento versando sobre a meta comum da comunidade internacional na erradicação do crime.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password