Curitiba e Himeji comemoram irmandade com sala permanente e exposição no Memorial

Autoridades inauguram oficialmente a sala (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

A amizade entre Curitiba e a cidade-irmã Himeji ganhou um elemento importante, na tarde da última segunda-feira.

Com a presença do pre-feito da cidade paranaense, Rafael Greca, foi inaugurada a sala expositiva Himeji, que ficará de forma permanente no Memorial de Curitiba. O evento teve o apoio do Palácio Hyogo, entidade japonesa presente em Curitiba e que abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão.

Na ocasião, também foi aberta a exposição da maquete do Castelo Himeji, considerado um Tesouro Nacional do Japão e um dos edifícios históricos mais visitados daquele país. Durante as festividades, Noboyuki Nagata, representante da província de Hyogo, no Japão, leu uma mensagem escrita pelo prefeito de Himeji, Toshikatsu Iwami, que não pôde comparecer à cerimônia, mas agradeceu ao carinho e ao respeito de Greca em expor a maquete em um espaço com localização estratégica na cidade e que é conhecido por abrigar cultura e diversão.

Já o prefeito de Curitiba destacou a importância de celebrar a amizade com a cidade-irmã, além de demonstrar a felicidade de levar aos curitibanos a maquete do Castelo de Himeji, para que possa ser apreciado por um grande número de pessoas. “Esta sala Himeji vai ficar para sempre aqui no Memorial da cidade de Curitiba. Assim, me parece que a cidade-irmã fica mais bem lembrada”, afirmou Greca, em discurso.

A maquete em exposição foi doada à cidade em 1997 e instalada na Praça do Japão, no centro de Curitiba. A mudança de local visa aproveitar o grande público que todos os domingos lota o prédio do Memorial. O castelo original surgiu em 1346, na for-ma de um edifício de madeira. A configuração atual, com 82 edifícios, é de 1580. Tem uma só entrada, várias passagens secretas e seu exterior é todo branco. Também conhecido como Castelo da Garça Branca, o complexo é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1993.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas. O Memorial de Curitiba está localizado na rua dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco. A entrada é gratuita.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password