Cravinhos sedia laboratório da fosfoetanolamina

A cidade de Cravinhos, próxima a Ribeirão Preto, foi escolhida para sediar o laboratório que irá produzir a fosfoetanolamina, substância contra o câncer.
O PDT Pharma fará a produção e o encapsulamento será feito pela Furp, laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria da Saúde. Na sequência, será iniciada a fase de testes em pacientes.
Em uma primeira fase, 10 pacientes irão usar a droga e serão avaliados para efeitos colaterais graves. Caso não ocorra, a pesquisa terá continuidade.
Mais 21 pacientes serão distribuidos para cada um dos 10 grupos de tumor: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. Os candidatos passarão por triagem e deverão preencher os critérios de elegibilidade para determinar a segurança da droga. Se observados sinais de atividade da substância nessa fase, o estágio 2 se iniciará com mais 20 participantes em cada grupo.
Progressivamente, desde que se comprove atividade relevante, a inclusão de novos pacientes continuará até atingir o máximo total de 1.000 pessoas (100 para cada tipo de câncer). A estratégia adotada permitirá melhor compreensão da droga.
A Universidade de São Paulo (USP) cedeu ao Estado o direito à pesquisa e produção da substância para que seja utilizada nos testes. A síntese do elemento químico é estudada há 20 anos pelo pesquisador aposentado Gilberto Chierice.
No ano passado, a droga ganhou repercussão a-pós decisões judiciais a favor de entrega grátis pela USP de São Carlos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password