Convenção ambiental reúne Brasil e Japão

O Ministério do Meio Ambiente realizou ontem um seminário de cooperação técnica entre Brasil e Japão para debater a gestão de mercúrio no âmbito da Convenção de Minamata.

O encontro teve como finalidade apoiar o processo de ratificação e implantação da Convenção sobre mercúrio, além de promover a coordenação e cooperação com o Japão. Participaram do seminário representantes dos dois governos e de indústrias dos dois países.

A Convenção de Minamata sobre Mercúrio é um tratado global para proteger a saúde humana e o ambiente dos efeitos adversos do mercúrio. Ela foi acordada na quinta sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação em Genebra, Suíça, em 2013. Os principais destaques do acordo incluem: a proibição de novas minas de mercúrio, a eliminação progressiva das já existentes, medidas de controle sobre as emissões atmosféricas, e a regulamentação internacional sobre o setor informal para mineração artesanal e de ouro em pequena escala.

“O debate promoveu uma visão ampla sobre a gestão de mercúrio com especial atenção na gestão de resíduos, processos industriais, emissões e mine-ração de ouro artesanal e em pequena escala, a partir do compartilhamento de pontos de vista entre interessados brasileiros e japoneses e representantes do Ministério do Meio Ambiente de ambos os países”, explica a diretora de Qualidade Ambiental na Indústria, Letícia Carvalho.

O mercúrio é um metal pesado muito tóxico para os seres vivos Uma exposição intensa enfraquece o sistema imunológico e pode causar problemas como perturbações psicológicas, perda de dentes, e problemas cardiovasculares ou respiratórios.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password