Consulado do Japão no Rio de Janeiro realiza festa típica em Petrópolis

Dança japonesa é uma das atrações em Petrópolis (Foto: Divulgação)

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro realiza, de hoje até domingo, em Petrópolis, o “Bunka-Sai – Festival da Cultura Japonesa”.

A programação gratuita traz atrações culturais, que chegam junto com a florada das cerejeiras. O evento acontece no Palácio de Cristal, conhecido por ser o principal palco da “Bauernfest” (Festa do Colono Alemão). Desta vez, porém, o espaço ganha decoração especial nas cores branca e vermelha para virar um cantinho japonês.

A abertura oficial está marcada para hoje, a partir das 19h30, com os hinos do Japão e Brasil, além da cerimônia tradicional japonesa kagami biraki, com a quebra do barril de saquê. As autoridades também farão pronunciamentos. Nos outros dias, o evento tem início às 10 horas.

O “Bunka-Sai” conta com uma programação recheada por palestras; espaço para comidas típicas; apresentação de cosplay, taikô e artes marciais, além de workshops de gastronomia japonesa; oficinas de mangá, ikebana, origami e kirigami; e exposição de pipas japonesas.

Um dos grandes destaques desta edição é a palestra do professor de culinária japonesa Alex Sakatsume, que será realizada no sábado, às 16 horas. Ele irá falar sobre a história dos ingredientes, características do preparo, a origem do sushi e sashimi e suas mais variadas versões, além de ressaltar que a culinária nipônica recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 2013. Sakatume é professor de gastronomia asiática em universidades e já trabalhou em restaurantes como Tenkai, Mai Tai, Azumi e Take, atuando também como consultor.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password